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domingo, 11 de novembro de 2012

Respondendo as questões do professor!

os benefícios grandes e  são ferramentas importantes para o desenvolvimento de processos construtivos de aprendizagem, de novas formas de representação, de espaços para cooperação e produção compartilhada de conhecimento, o que favorece o desenvolvimento do pensar crítico, a expressão da sensibilidade, da criatividade e da afetividade além de aprimora os recursos utilizados na área didática.

Bibliotecas:

biblioteca do natal: http://www.natal.rn.gov.br/bvn/

biblioteca on line farn:http://www.farn.br/novo/navegacao/biblioteca/biblioteca-online.php

biblioteca sebrae-RN:http://www.sebrae.com.br/uf/rio-grande-do-norte/acesse/biblioteca

serviço de pesquisa ufrn: http://www.bczm.ufrn.br/site/conteudo/acervo/pesquisa_rede.php

Blogs Educacionais:

http://tempodeplantar.blogspot.com.br/2009/07/blogs-educacionais.html

http://educa-tube.blogspot.com.br/2010/02/bau-de-ideias-blog-educacional-com-de-2.html

http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/2012/03/blog-para-divulgar-todos-os-blogs.html

http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2012/03/blogs-educacionais.html

Ambiente Virtuais de Aprendizagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem

http://www.slideshare.net/guielisa/ambientes-virtuais-de-aprendizagem-1126507

http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/querte_ambientes.pdf

http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf

Redes sociais Educacionais:

http://www.redu.com.br/

http://pt-br.facebook.com/redesocialeducacional

http://www.edmodo.com/

http://www.diipo.com/


O papel do aluno e do professor pode se modifica efetivamente com aparecimento das novas tecnologias, a proposta é modificar fazendo com que o aluno deixe de ser um receptor passivo e torna-se co-participante de sua aprendizagem, enquanto o professor.

Dentre as novas habilidades, pressupõe-se que o aluno torne-se:

-Participante ativo das atividades;

-pesquisador, agente de busca, seleção e produção de conhecimento;

-capaz de desenvolver sentimentos de parceria no trabalho colaborativo:

-apto a argumentar, questionar, propor e contrapor com fundamentação;

-cordial e adote uma postura de respeito com os colegas e professores;

- criativo, sugerindo possibilidades divergentes e formas não usuais de resolução de
problemas.

O professor tem dois caminhos a seguir: ser o transmissor ativo, o repositório de
saber, a fonte única de informação, aquele que ensina ou professa um saber. Ou mudar sua
postura e tornar-se um co-participante do processo, aprendendo, errando e reconstruindo
os saberes conjuntamente com o aluno.
O papel do professor em um ambiente colaborativo deve ser o de orientadore desafiador,
deixando de ser o provedor de informações para ser gerenciador de entendimento. Caberá
a ele motivar o grupo e monitorar a participação dos alunos, considerando seus objetivos
e interesse. Assumir novas posturas, quebrar as resistências, aperfeiçoar os modelos de
ensino existentes, adotando a tecnologia como aliada. Esse é o primeiro passo para quem
deseja ser o mediador de um processo de aprendizagem colaborativa,
As condutas e habilidades do professor devem estar centradas na capacidade de
motivação, interesse e apoio aos alunos, bem como na preparação do ambiente, na
organização dos materiais e no desenvolvimento da aula propriamente dita.
Buscando alcançar essas competências, foram identificadas algumas ações docentes
que servirão de referência para o professor nos ambientes mediados pela tecnologia:
Tais como:

-ter clareza da finalidade das aplicações a serem desenvolvidas;

-identificar expectativas e interesses dos alunos;

-orientar as discussões dos alunos visando atingir uma solução compartilhada do problema;

-identificar as dificuldades dos alunos ao interagir com as ferramentas:

-analisar constantemente a metodologia empregada:

-ser mobilizador, encorajar o diálogo e a participação dos alunos, valorizando suas contribuições, questionamentos e dúvidas;

-criar situações estimuladoras que contribuam para uma melhor aprendizagem;

-acompanhar o desenvolvimento do trabalho individual e coletivo;

- ser solícito. relacionar-se bem com os alunos, estar aberto a questionamentos e dúvidas;

-criar estratégias de desenvolvimento das atividades colaborativas, evitando a excessiva participação individual ou o isolamento.






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