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sábado, 10 de novembro de 2012

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


  No atual contexto tecnológico, em que o mundo se volta completamente para um sistema dominado pela tecnologia, é necessário despertar-se para um modelo educacional que acompanhe este sistema. Para isso, as escolas, desde o ensino fundamental, devem atender a um apelo de ampla abrangência mundial, onde é indispensável o conhecimento  teórico e prático desse processo global.
            Essa preocupação é devido a prioridade dispensada aos profissionais habilitados nessa área no mercado de trabalho.
            Deve haver também um esforço entre os cursos de preparação profissional relacionados a esse aspecto, vinculando qualquer profissional ao conhecimento tecnológico.
            Com a globalização, a mecanização tem crescido assustadoramente, e a educação, como um sistema voltado a preparar o cidadão para a vida, deve se lançar na luta em levá-lo a encontrar-se com essa situação, formando um cidadão preparado, com capacitação profissional tecnológica, dando-lhe oportunidades para enfrentar os desafios surgidos.
            O domínio da informatização ( uso de computadores ) leva a uma divisão ainda maior da sociedade, abrindo um abismo entre o indivíduo de baixa renda e a classe média.
            A porção da sociedade de baixa renda está longe de acompanhar essa realidade, pois cursos e computadores requer um capital que não faz parte de sua renda. Isso cria maior dificuldade para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho. Este é o maior motivo pelo qual as escolas públicas também devem dispensar a devida atenção a esta educação informatizada, onde o aluno possa estar em contato com aquilo que possivelmente pode se tornar um obstáculo para ele na sociedade caso não tenha conhecimento suficiente para dominá-lo.
            É necessário que a escola se adapte a esse processo de informatização em que toda a sociedade se encontra, pois cabe a ela manter o indivíduo conectado à realidade do mundo atual, do qual ele faz parte.
           O computador, porém, não deve ser visto apenas como um fim, mas também como um meio, um instrumento pedagógico que pode auxiliar os métodos utilizados num Sistema de Educação. Dessa forma, tanto professor quanto aluno se familiariza com a máquina, que já faz parte do cotidiano moderno. E esse fato é um processo irreversível cuja dinâmica não podemos nos omitir.
           No entanto, quando  citamos educação acompanhada de tecnologia, não devemos nos deter apenas em informática, pois a educação deve corresponder à realidade de cada comunidade. Uma sociedade rural, por exemplo, deve ter sua educação voltada para a tecnologia local, como o uso de máquinas agrícolas, processo de retirada de leite dos animais, etc, atendendo assim a necessidade real de cada indivíduo dentro de sua vivência própria. 
Educação e tecnologia devem formar uma parceria na construção do conhecimento do indivíduo e na conquista da cidadania.         
 Salvador, 10 de dezembro de 1999. 

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